Cerest
Araraquara

Vamos falar um pouco sobre Acidente do Trabalho

O que é acidente do trabalho?

Evento súbito ocorrido no exercício de atividade laboral, independente da situação empregatícia e previdenciária do trabalhador, e que acarreta dano à saúde, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa, morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, incluindo o de trajeto.

 

Doença do trabalho: Quando é adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

 

Doença profissional: Aguardando material.

 

Acidente típico: São todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na própria empresa ou a serviço desta.

 

Acidente de trajeto: São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residência e o trabalho ou vice-versa.

 

Cat: A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um formulário preenchido,  com a finalidade de informar à Previdência Social sobre os acidentes de trabalho ocorridos, mesmo que não haja afastamento das atividades.  Somente tem direito a CAT trabalhadores com carteira assinada.

O trabalhador autônomo, diarista ou avulso, que contribui, por conta própria, com a Previdência Social, está assegurado, em caso de acidente de trabalho ou doença do trabalho, pelo auxilio doença, assim como o empregador.