CEREST

Centro de referência regional do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa promover a saúde do trabalhador urbano e rural, independente do vínculo empregatício e previdenciário e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Quem Somos

Quem Somos

Uma equipe multiprofissional especializada e qualificada (médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, engenheiro, técnico de segurança do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e suporte administrativo) que atende de forma referenciada a população trabalhadora dos 24 municípios do Departamento Regional de Saúde Araraquara (DRSIII), independente do vínculo empregatício ou local de trabalho, com o objetivo maior de prestar suporte técnico pedagógico especializado em saúde do trabalhador às equipes de todos os pontos da rede SUS, orientando-os em suas práticas de atenção à saúde com vistas a identificar a relação do adoecimento com o trabalho e no desenvolvimento de ações de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde em seu território.

O que fazemos

Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora, da sociedade e do meio ambiente. O CEREST tem o papel de suporte técnico especializado no desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador, junto aos serviços da rede SUS.

Valores

Garantir a integridade física, mental e moral do trabalhador e da trabalhadora, independente do vínculo empregatício, através do matriciamento para ações de vigilância, promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores de nosso território.

RAAT – Relatório de atendimento ao acidentado do trabalho

Uma das consequências do desconhecimento do impacto do trabalho sobre a saúde da população é a inexistência de respostas organizadas á sua prevenção e controle.  Pensando em um sistema de informação que pudesse acompanhar o real impacto do trabalho sobre a saúde da população, foi desenvolvido o RAAT. 

Esse relatório é preenchido toda vez que um trabalhador, vítima de acidente de trabalho ou doença relacionada ao trabalho, dá entrada em uma unidade de saúde, seja pública ou privada, Pronto Socorro ou Unidade Básica de Saúde.

As equipes de vigilância epidemiológica dos municípios contabilizam os relatórios e assim temos o perfil dos acidentes de trabalho de cada cidade.

Os dados do RAAT constituem o Sistema de Rastreamento de Agravos à Saúde do Trabalhador (SISRAT) que se constitui um importante instrumento de trabalho do CEREST, pois é através dele que obtemos dados como: o ramo de atividade que mais causa acidente, a gravidade do acidente (leve, moderado, grave, fatal), a quantidade de acidentes típicos e de trajeto, entre outros. Esse sistema de informações permite planejamento de ações de prevenção e promoção em saúde do trabalhador, além de possibilitar parcerias com Sindicatos, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Universidades, INSS, equipes de vigilância sanitária e epidemiológica municipais e grupos regionais de vigilância sanitária e epidemiológica, dentre outros.

Os dados do RAAT também subsidiam a alimentação do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. Dentre os agravos de notificação compulsória previstos pelo Ministério da Saúde na Portaria de consolidação nº 04 de 28 de setembro de 2017 estão os seguintes agravos à saúde do trabalhador:

ANEXO III

Lista de Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas – LNCS.
Unidade Sentinela: São unidades de saúde com capacidade para identificar, investigar e notificar agravos relacionados à saúde do trabalhador.

1. Acidente de trabalho com exposição à material biológico;
2. Acidente de trabalho grave: que resultam em mutilações ou morte e aqueles que acometem crianças e adolescentes;
3. Dermatoses ocupacionais;
4. Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Ostemusculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT)
5. Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR relacionada ao trabalho;
6. Pneumoconioses relacionadas ao trabalho;
7. Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho
8. Câncer Relacionado ao Trabalho;
9. Intoxicação exógena decorrente do trabalho/ocupação (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados).

Para acidentes de trabalho com contaminantes químicos (intoxicação exógenas) usamos:

ANEXO I

Lista de Notificação Compulsória – LNC
23. Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados).

Inspeção em ambientes de trabalho.

É realizada por técnicos do Cerest em ambientes onde ocorreram acidentes de trabalho grave, fatal ou com menores de dezoito anos, em parceria com a Vigilância Sanitária do município ou regional.

Atribuições do CEREST

  • Fomento ao planejamento de ações de saúde do trabalhador junto às Secretarias Municipais de Saúde da área de abrangência.
  • Apoio técnico e pedagógico aos profissionais de saúde de toda a rede de assistência dos municípios da área de abrangência.
  • Apoio técnico e pedagógico aos profissionais de vigilância epidemiológica, sanitária e vigilância de saúde do trabalhador dos municípios da região, inspeções em ambientes de trabalho.
  • Análise situacional da saúde dos trabalhadores, identificação de problemas no processo de trabalho que interferem na saúde da comunidade trabalhadora da região.
  • Monitoramento dos indicadores de saúde do trabalhador como instrumento de intervenções que visem a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores da região.

  • Apoio técnico especializado para a implantação de linhas de cuidado e capacitação de equipes assistenciais.
  • Atividades complementares de assistência direcionadas a avaliação da saúde e elucidação diagnóstica bem como sua relação com o trabalho.
  • Promoção e apoio à incorporação de conteúdos de saúde do trabalhador nos processo formativos da rede SUS
  • Parceria com instituições de ensino e pesquisa com vistas ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.
  • Participação em fóruns e instâncias intersetoriais e de controle social de interesse à saúde do trabalhador

Equipe de Trabalho

O CEREST conta com profissionais qualificados em diversas áreas

Técnicos Administrativos

Auxiliar de limpeza e organização

Técnico de Segurança do Trabalho

Técnico de Enfermagem do Trabalho

Enfermeiro do Trabalho

Assistente social

Fisioterapeuta

Psicólogo

Médico do Trabalho

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Motorista

Região Atendida

CEREST – Colegiados

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi instituída no dia 23 de agosto de 2012, com a publicação da Portaria GM/MS nº 1.823, consolidando a inserção desse campo como competência do Sistema Único de Saúde.

A Política de saúde do trabalhador visa a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução das mortes e dos acidentes decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos, mediante a execução de ações de promoção, vigilância, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde.

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – Renast (Portarias nº 1.679/GM, de 19 de setembro de 2002, nº 2.728/GM, de 11 de novembro de 2009 e nº 2.978/GM, de 15 de dezembro de 2011) é uma das estratégias para a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores. Ela tem entre seus componentes os Centros Estaduais, Regionais e Municipais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – ao todo são 204 unidades habilitadas por todo o País, e mais de 3.500 serviços sentinela de média e alta complexidade capazes de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET).

No Estado de São Paulo são 41 Cerests, sendo 40 regionais e 1 estadual.

ENDEREÇO

Rua Gonçalves Dias, 468 | Centro
Araraquara - SP

TELEFONE

(16) 3331-6232
(16) 3331-6277

E-MAIL

cerest@araraquara.sp.gov.br